FORMAÇÃO

EPCAR capacita militares em curso de Combatente de Montanha

Treinamento capacita militares para enfrentar obstáculos em terrenos montanhosos
Publicada em: 02/09/2025 09:25
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Tenente Amanda
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

   A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), teve 17 de seus militares participando do Estágio Básico do Combatente de Montanha, realizado entre os dias 11 e 15/08. O Curso foi ministrado pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha do Exército Brasileiro, em São João del-Rei (MG), com o objetivo de capacitar os militares para o desempenho de funções como Escaladores Militares.

Durante os cinco dias de formação, os participantes receberam instruções sobre nós e amarrações, técnicas de escalada livre, segurança em montanha, evacuação de feridos, entre outros conteúdos relacionados à escalada. O estágio incluiu uma marcha de aproximadamente sete quilômetros, em que cada estagiário carregava mochila e fuzil, além de atividades de escalada em pontos que atingem até 1.246 metros de altura.

Além dos militares da EPCAR, integrantes do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC) também participaram da formação, que reuniu Oficiais, Graduados e Praças. O Comandante da 1ª Companhia de Fuzileiros de Montanha, do Exército Brasileiro, Tenente Luiz Fernando Gualberto Gomes, destacou o desempenho da turma. "A turma se saiu muito bem e agora estão aptos a transpor obstáculos naturais rochosos verticais e horizontais”, disse.

Entre os participantes, o Soldado Davidson Garcia Cordeli da EPCAR conquistou a primeira colocação. Para ele, que não tinha experiência anterior com escalada, a atenção foi fundamental. “Os instrutores indicaram as rotas para subir os obstáculos, mas cada rota exige uma forma diferente de ultrapassá-los. É preciso força e agilidade, pois quanto mais tempo se demora, mais pesado o corpo fica. A altura assusta na primeira vez, mas é possível superar com paciência e confiança”, destacou.

O curso foi um grande desafio para os militares da EPCAR. Para a Adjunta da Seção de Doutrina do Corpo de Alunos (CA), Tenente Sara Porto Lourenço, a escalada noturna foi o momento mais difícil. “Quando soube da oportunidade, comecei a me preparar fisicamente com trilhas e escaladas. Essa experiência ajudou, mas a marcha é muito cansativa. Logo depois, fazemos a escalada noturna, que exige ainda mais e foi a parte mais desafiadora para mim”, ressaltou.

Fotos: EPCAR